Como trabalhar em casa com eficiência

Trabalhar em casa requer disciplina.

Muitas pessoas sonham em trabalhar no conforto das suas próprias casas. Com você também é assim? Mas não pense que fazer do lar seu home office é tão simples. A ideia em si parece encantadora, mas é preciso ter disciplina e foco para o trabalho ser realmente produtivo.

Como trabalhar em casa com eficiência

Publicidade

Atualmente este não é um sonho tão impossível. Por conta das reduções de custos, muitas empresas estão aderindo paulatinamente a esta ideia. Apesar de parecer tentador, muita gente não consegue se adaptar a nova rotina. A seguir você conhecerá dicas que irão lhe ajudar a exercer suas atividades em casa sem riscos de se dispersar com outros assuntos. Confira:

ESPAÇO PARA TRABALHAR

Para a produção sair a contento, você não pode escolher o sofá da sala ou o conforto da cama para manter o trabalho em dia. Logo você verá que o trabalho não vai render quase nada. Transforme um espaço da sua casa em seu home office, afastando-se de distrações como televisão, campainha tocando e conversas animadas entre seus filhos.

FOCO E DISCIPLINA

Trabalhar em casa não é desculpa para se levantar pela manhã, vestir um chambre e não arrumar os cabelos. Proceda exatamente como se você fosse ir ao trabalho. Tome uma ducha, vista uma roupa legal, capriche no café da manhã e vá para o posto de trabalho que você instalou em casa. Faz uma enorme diferença.

Publicidade

SEM TEMPO PARA DISTRAÇÕES

Além de você precisar manter o foco, sua família deve colaborar nesta nova empreitada. Isto significa que todos devem respeitar seu espaço de trabalho. Sair para atender telefone, fazer pequenos serviços domésticos e outras atividades da rotina da casa acabam com qualquer produção. Quando você se der conta, o dia vai estar pela metade e o serviço também.

CUIDADO COM OS HORÁRIOS

Pessoas que trabalham por conta própria devem descobrir qual horário em que são mais produtivas. Há quem só comece a render depois do meio dia. Verifique qual é o melhor horário para trabalhar e invista seus esforços neste período.

INTERAÇÃO É FUNDAMENTAL

Quem trabalha em casa acaba se afastando dos colegas. Este contato é saudável e não deve ser perdido. Caso você trabalhe em uma empresa, vá até lá de vez em quando para interagir com os colegas de profissão. Trabalhar em casa também pode ser um fator de isolamente e isto não é nada bom.

Se você tiver dúvidas quanto a sua adaptação, entre em acordo com seu chefe e combine um período de experiência. Muitas pessoas sentem falta da rotina e da correria de um escritório e podem até se sentir depressivas com o silêncio de um posto de trabalho instalado em casa. Veja o que é melhor para seu caso, já que pessoas insatisfeitas pouco conseguem produzir.

Publicidade

Comente