Como trabalhar em Hotelaria

A Hotelaria é um dos ramos que mais cresce no Brasil, principalmente com o advento da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Veja como ingressar nessa área tão promissora.

Quem viaja nas férias e se hospeda em hotéis, talvez não faça ideia de como o serviço de hotelaria é complexo. Simplesmente nada pode dar errado. Para agradar aos hóspedes, todos os serviços prestados pelo hotel devem alcançar o máximo da excelência. Isso significa que todas as atividades desenvolvidas dentro do estabelecimento precisam estar totalmente ajustadas.

Publicidade

O ramo de turismo é um dos que mais crescem no Brasil. Se você está interessado em ingressar nessa área tão promissora quanto fascinante, o primeiro passo é fazer um curso superior de Hotelaria. O bacharel em Hotelaria é o profissional habilitado para atuar em empresas de hospedagem, com funções de diversas naturezas tais como alimentos e bebidas, gastronomia, controladoria, marketing, gastronomia, lazer e recreação. E não é apenas em hotéis que o hoteleiro exerce suas atividades. O mercado é bastante amplo passando por cruzeiros marítimos, hospitais, clínicas, spas e shoppings centers. Quem atua nessa área não pode reclamar de tédio.

Um bom hoteleiro precisa ter algumas característica para se dar bem na profissão. Entre elas estão a capacidade de observação, facilidade em lidar com pessoas de todas as idades e culturas, disciplina, fluência em mais de um idioma, carisma e visão de projeto. Além disso, no dia-dia de um hotel sempre surge uma novidade, um problema novo a ser solucionado. Por isso jogo de cintura para enfrentar adversidades também é essencial.

A rotina de um hoteleiro consiste em elaborar quadro de funcionários, com suas respectivas folgas, controlar o fornecimento de materiais e mantimentos bem como a entrega dos mesmos, planejar estratégias de marketing para atrair novos hóspedes, coordenar e supervisionar todos os serviços do hotel. O trabalho é cansativo, porém recompensador. As principais áreas dentro da Hotelaria são a Gerência, Gastronomia, Eventos e Empreendimentos e durante o próprio curso o estudante já pode ter uma ideia para qual lado irá seguir.

Publicidade

A procura por esses profissionais tendem a aumentar. Independente dos grandes eventos que o país irá sediar nos próximos anos, muitos hotéis estão sendo planejados.

No Rio de Janeiro é previsto que mais de 10 mil quartos sejam construídos para dar conta dos turistas. Fique atento, pois em virtude disso serão abertos em torno de 40 mil postos de trabalho, sendo que 60% deles deverão ser ocupados por pessoas com formação em hotelaria. Em São Paulo o mercado está sempre aquecido e na região sul, pela sua proximidade com o Chile, Uruguai e Argentina as opções de trabalho também são muito boas.

Profissionais bem preparados conseguem colocação rápido. Pesquise quais as melhores universidades e invista em uma área fascinante.

Publicidade

Comente