Comprar um carro é a realização de um sonho para muita gente. Se você optar por um modelo usado, fique atento à transferência da documentação para que a compra não se torne um pesadelo. Mas se o carro é novo, fique atento: também terá que saber como transferir um veículo, pois ele deve ser registrado no nome do comprador. As transferências de veículos são realizadas no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), então você deverá se dirigir ao local munido da seguinte documentação:

Como transferir um veículo?

- Uma cópia dos documentos pessoais de quem será o portador do veículo (CPF, RG, comprovante de residência);

- Certificado de Registro de Veículo (CRV) do proprietário anterior (no caso do carro zero, o certificado é da concessionária), preenchido em nome do comprador, com o preço de venda e a firma reconhecida por autenticidade;

- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e os comprovantes de quitação de IPVA, licenciamento e multas. Esses documentos devem ser fornecidos pelo proprietário anterior.

- Com a ajuda de uma fita adesiva branca ou uma tira de papel, faça o decalque do chassi do seu carro. Em alguns CRVAs eles mesmos fazem isso.

Esse procedimento poderá ser intermediado por um despachante, se você preferir. Nesse caso, procure um profissional da sua confiança.

Ao adquirir o veículo, o novo proprietário possui o prazo de 30 dias contados da data da aquisição para efetivar a transferência. A pessoa que vendeu o carro deverá ficar com uma cópia autenticada do documento de transferência e informar a venda ao Centro de Registro de Veículos Automotores. Agora que você sabe como transferir um veículo, não deixe passar o prazo para não correr o risco de ser impedido de rodar com o carro novo por aí.

Receba mais sobre "Como transferir um veículo?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário