Como transformar um arquivo em PDF

O PDF está uso principalmente nas instituições acadêmicas e nas transferências de material para impressão.

Pela simplicidade e facilidade de uso, uma das extensões mais usadas para trocas de arquivos pela internet é o PDF, desenvolvido pela Adobe. Ao contrário do que ocorre quando você salva um arquivo com outra extensão (TXT, RTF, XML e em programas de computação gráfica), a conversão de um arquivo feito num programa do pacote residente no computador (Word, Excel, PowerPoint, InDesign, FreeHand, QuarkXpress) para PDF mantém a diagramação, ilustrações, quebras de páginas, etc. Em suma, mantém a integridade do seu documento.

Publicidade

Para transformar um arquivo em PDF ou ler o material de um site que usa esta extensão, só é preciso instalar o Acrobat Reader, disponível para download gratuito em vários sites.

O modo mais simples de converter um arquivo no pacote Office e escolher a opção “Salvar como” e, na caixa “Salvar como tipo”, escolher PDF. Mas há o risco de perder dados nesta operação.

Várias gráficas já estão aceitando arquivos PDF (Portable Document Format) para impressão, porque ele funciona como arquivo fechado e sua operação é mais fácil do que a de programas que geram arquivos no formato .ps (postscript), por exemplo. As vantagens são óbvias:

Publicidade

• ele pode ser gerado num PC e visualizado num MacIntosh e vice-versa;

• ocupa muito menos espaço, garantindo um envio digital mais rápido;

• mudanças simples podem ser feitas com o uso do Acrobat e há plug-ins para alterações mais extensas;

• o cliente da gráfica pode aprovar um layout, sem necessidade de conferir os vínculos (não é preciso verificar se os as fontes – tipos de letras –,fotos e ilustrações estão corretos).

Você pode optar por transformar um arquivo em PDF baixando programas gratuitos na internet ou apenas acessando-os, sem perder tempo com a instalação nem espaço no disco rígido. Para isso, só é preciso indicar seu e-mail no site e marcar a opção “Attach files to email”. Existe a opção de disponibilizar os seus arquivos nos sites.

O contrário também é possível. Arquivos PDF podem ser convertidos em DOC, XLS, RTF e JPG.

Alguns sites têm como restrição a conversão de apenas um arquivo a cada 30 minutos, para não congestionar o sistema. Outros pedem contribuições financeiras, que podem ser feitas por transferência bancária.

Publicidade

Comente