Como tratar a infecção urinária

A infecção urinária é um mal que atinge na sua maioria mulheres. Veja como tratá-la.

Vontade de fazer xixi a toda hora e ardência quando urinar são sinais de uma incômoda infecção urinária. Dolorosa, ela atinge 25% da população feminina e a mais conhecida é a cistite, que ataca a bexiga.

Publicidade

Ignorar o problema é pior ainda. As bactérias podem atingir os rins, causando uma doença chamada pielonefrite. Neste caso, os sintomas são febre, mal-estar e fincadas na região lombar. A saída é procurar um especialista imediatamente, pois quando os rins são afetados,,eles deixam de filtrar as toxinas do organismo.

Para tratar, somente com antibióticos. Depois de feito o exame, o médico urologista irá detectar qual o tipo de bactéria e receitar o remédio específico para o tratamento. E não vacile. Diminuir a dose ou largar o tratamento no meio só vai fazer com que as bactérias fiquem mais fortes. Portanto, siga exatamente a prescrição médica para evitar recaídas que, certamente, tornarão o problema mais grave.

Mas qual o motivo de as mulheres serem as maiores vítimas da infecção urinária? O canalzinho por onde passa a urina, a uretra, é mais curto. Para você ter uma ideia, nos homens a uretra chega a ser cinco vezes maior e, por causa disso, é mais difícil para os micróbios alcançarem a bexiga. Durante a gravidez a mulher pode ser acometida de infecção urinária devida às alterações hormonais e imunidade baixa. Usar sonda e estresse também são um dos causadores do mal. E atenção: se você tem o hábito de não fazer xixi quando tem vontade está mais propensa a contrair uma cistite.

Publicidade

A bactéria Escherichia Coli vive no intestino e é a maior responsável por provocar a cistite. Mas algumas vezes ela se desloca para o aparelho urinário e a confusão começa aí. Um alerta de todos os médicos é para que a mulher faça a limpeza íntima com o papel higiênico de frente para trás. Se feita ao contrário, pode ocorrer contaminação. Isto deve ser ensinado desde cedo para as menininhas, para se tornar um hábito saudável no futuro.

Alguns alimentos como kiwi, laranja e limão e outras frutas ácidas podem piorar a infecção. De qualquer forma, não as retire da sua dieta, pois elas fortalecem o sistema imunológico. Havendo tendência para contrair infecções deste tipo, basta diminuir o consumo. As fumantes é que precisam redobrar os cuidados. Este vício, além de causar tantos males ao organismo, favorece reações inflamatórias no corpo.

Se você sentir algum sintoma característico de infecção urinária, não hesite em procurar ajuda. Quanto mais rápido, maiores as chances de cura em menos tempo.

Publicidade

Comente