Como tratar doenças crônicas de pele

Veja como tratar de doenças crônicas de pele.

Algumas doenças de pele como dermatite atópica, vitiligo e psoríase alteram bastante a aparência da pele, causando uma impressão ruim nas outras pessoas. Apesar de deixarem a pele manchada e descamar, elas não contagiosas. E é possível tratar ou disfarçar. Não deixe de abraçar seu amigo por ele sofrer de uma destas doenças. Conheça um pouco mais sobre elas.

Publicidade

Dermatite atópica

A pele fica mais seca e mais sensível, propensas a infecções. Isto ocorre devido a uma alteração genética na pele. Para quem é leigo no assunto, a dermatite atópica pode ser confundida com a psoríase. Ela é bastante comum durante a infância, cessando seus sintomas na adolescência. De qualquer forma é uma doença que pode durar pela vida inteira. Consulte o dermatologista se surgirem na pele manchas avermelhadas, coceira e descamação. Em casos mais graves, também aparecem feridas. Em pessoas adultas a dermatite aparece na parte interna dos braços, atrás do joelho e também logo abaixo das dobras das nádegas. Não use maquiagem para tapar o vermelhão, pois nem sempre o efeito fica bom, além de a pele ser sensível e não tolerar bem os produtos. Durante o verão, quando as roupas são mais folgadas e não há atrito, a dermatite atópica é menos frequente. Quando o caso é mais leve é mais fácil de os sintomas desaparecerem. Procure hidratar-se sempre e não vestir roupas apertadas demais.

Vitiligo

É uma doença autoimune caracteriza pela perda de cor da pele. A genética, fatores ambientais e alterações imunológicas podem estar entre as causas do aparecimento do vitiligo. O risco de a doença aparecer é maior quando alguém da família sofre do mesmo mal. Problemas emocionais pesam bastante. A aparência de quem sofre vitiligo causa um pouco de impacto nas outras pessoas. As manchas brancas surgem no rosto, no dorso das mãos, olhos e pescoço. Cílios e sobrancelhas também podem perder a cor. Em alguns casos o vitiligo simplesmente desaparece. Para disfarçar as manchas, pesquise no mercado bases que ofereçam maior cobertura. O efeito dura o dia inteiro se for usado junto com o pó da maquiagem.

Psoríase

Também é uma doença autoimune caracterizada por placas vermelhas que se descamam. Para você ter uma ideia, a pele de uma pessoa que não sofre de psoríase se renova a cada 28 dias. Porém, quem tem vitiligo a renovação acontece em 3 dias. Há períodos de melhora e piora da doença. Geralmente quando a pessoa está estressada a psoríase aparece com mais força. As placas altas e grossas e com descamação costumam surgir nos cotovelos e joelhos, principalmente, não sendo descartado aparecer em outros lugares. No rosto é muito difícil de o vitiligo ocorrer. A doença apresenta uma significativa melhora no verão devido ao sol que melhora a aparência das lesões.

Publicidade

O tratamento destas doenças somente pode ser indicado por um dermatologista. Para as coceiras provocadas pela dermatite atópica, o especialista irá receitar hidratantes e remédios específicos. Para todos os 3 tipos de doença medicamentos à base de corticoide podem ser receitados. Nos casos mais graves, ainda há o tratamento com imunossupressores para controlar o sistema imunológico. Banho de luz e cirurgia de transplante de pedacinhos de pele com pigmentação para a região atingida são indicados para casos menos graves.

Publicidade

Comente