O joanete, deformação causada por uma saliência óssea do dedão ou dedinho dos pés é causada normalmente pelo encurtamento do músculo do dedo e mesmo sendo uma predisposição genética, há como predisposição genética, mas o problema se agrava com o uso inadequado de sapatos.

Como tratar joanetes?

Quem usa saltos altos e de bico fino tem 20 vezes mais chances de ter joanetes do que uma pessoa que usa sapatos confortáveis.

Como o joanete causa uma pressão sobre a articulação dos demais dedos, podem torná-los curvos e salientes, com um desvio pequeno que não cause incomodo. Porém, em se tratando de maiores desvios, a dor pode ser tão grande que cause impedimento em calçar qualquer tipo de calçado.

Não devemos focar o tratamento apenas para tratar o joanete, mas sim par evitar que ele apareça, evitando o uso de sapatos de bico fino ou salto alto, realizar alongamentos contraindo os dedos entre si, como quem os utiliza par segurar um objeto.

Após a incidência do problema, o tratamento do joanete pode ser realizado com a mudança do tipo de sapatos e a utilização de almofadas entre os dedos. Após a avaliação do ortopedista, ele indicará como tratar o hálux valgo, ou joanete, como é conhecido, que também pode ser cirúrgico dispensando o uso de gesso.

Para tratar o joanete com cirurgia, não é necessário o uso de anestegia geral, sendo utilizada apenas uma sedação na região do pé e do tornozelo.

Entre as mais de 100 técnicas cirúrgicas para corrigir o joanete, o uso da melhor delas será definido pelo ortopedista, de acordo com o estudo do caso.

Receba mais sobre "Como tratar joanetes?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



5 Comentários



Faça um Comentário