Como tratar o bruxismo

O bruxismo pode ser causado pela ansiedade.  Veja como se livrar desse problema.

Poucas pessoas sabem o que é bruxismo, mas se você tem o costume de ranger os dentes é bem possível que sofra desse problema. Afinal, o que é bruxismo? Segundo especialistas, é uma atividade involuntária da mastigação. Acontece durante o sono e se você acorda com dores na mandíbula, cabeça e ouvidos procure um especialista para diagnosticar o caso corretamente.

Publicidade

Ao contrário do que parece, o bruxismo não é uma doença, mas é um mal que precisa ser tratado. Por causa do ranger dos dentes, esses ficam desgastados podendo ocorrer até mesmo amolecimento. Problemas ósseos, gengivais e na articulação da mandíbula estão entre os problemas mais graves causados pelo bruxismo. Além dos sintomas mencionados acima, podem ocorrer zumbidos no ouvido, dor no pescoço e nos músculos da face. Estalos quando se abre e fecha a boca e alterações no sono também são comuns.

Um dentista é capaz de diagnosticar o problema. Porém se o bruxismo for por causas emocionais como estresse ou ansiedade, você terá que procurar também um psicólogo. Problemas físicos como oclusão ou quando a boca é fechada inadequadamente estão entre as causas do bruxismo.

Confira as dicas que podem lhe ajudar a amenizar o problema:

Publicidade

– Repare se durante uma situação difícil você aperta os dentes um contra o outro. Durante o dia o ranger de dentes se chama briquismo. Se isso está acontecendo, faça um esforço para ranger o menos possível;

– Quando o bruxismo está relacionado à ansiedade, a saída pode estar em praticar exercícios físicos, fazer alguma atividade relaxante e se concentrar em pensamentos bons;

– Não exija demais da musculatura da boca. Evite alimentos duros demais e chicletes;

– Se você desconfiar que esteja com o bruxismo, consulte um dentista para que ele possa verificar o estado dos seus dentes.

O dentista indicará o uso de uma placa de mordida antes de dormir e para ficar com ela na boca enquanto dorme. Sua função é evitar um maior desgaste dos dentes.

Essas placas são feitas a partir de um molde da arcada dentária do paciente. Elas irão restringir os movimentos dos músculos e reduzir o atrito entre os dentes.

Visite também um psicólogo, pois se você continua tenso até quando dorme sua saúde física logo será afetada também. Já um fonoaudiólogo e um terapeuta irão lhe recomendar exercícios com o fim específico para relaxar os músculos da boca. Assim que a tensão passar a diminuir, consequentemente o bruxismo irá embora.

Publicidade

Comente