Como tratar um olho roxo

Basta um pequeno trauma na região abaixo das órbitas oculares para surgirem as manchas. Mas tratar um olho roxo é fácil. Siga as dicas.

A região abaixo dos olhos é uma área bastante irrigada. Diversos vasos sanguíneos estão localizados sob as pálpebras, que realizam importantes funções: permitem o bom funcionamento dos globos oculares e dos nervos que levam os estímulos visuais para o cérebro. O problema é que os menores se rompem com facilidade, provocando o escurecimento da região, mesmo em pequenas contusões. Mas tratar um olho roxo é relativamente simples.

Publicidade

A primeira providência após um trauma é higienizar a região, para evitar possíveis contaminações por fungos e bactérias. Evite pressionar a região, pois isto só vai aumentar a hemorragia.

Em seguida, aplique gelo na área. O frio provoca vasoconstrição, isto é, os dutos sanguíneos de contraem, reduzindo significativamente a hemorragia, que é a causa do olho roxo. O gelo também reduz o inchaço e as sensações dolorosas. Deve-se aplicar o gelo com bolsas ou mesmo uma toalha: aplicado imediatamente sobre a pele, o gelo pode provocar queimaduras, com características semelhantes às do olho roxo. Na falta de gelo, qualquer legume congelado (ervilha, milho, etc.) pode ser usado, com a mesma eficácia.

Como vovó já dizia, a arnica também traz bons resultados. Pode ser comprada em lojas de ervas, ou mesmo cultivada em vasos. A tintura de arnica é obtida com a maceração das folhas em álcool ou azeite. Para reduzir um olho roxo, pode-se aplicar a arnica na região por cinco minutos e em seguida enxaguar com bastante água.

Publicidade

A planta tem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios comprovados cientificamente e é indicada para eliminar dores provocadas por pancadas em qualquer parte do corpo. Evite o contato direto da tintura com os olhos, o que provocará irritações. A arnica deve ser aplicada a partir da área subciliar.

Rodelas de batata crua também ajudam a melhorar a aparência. O amido presente na batata provoca a vasoconstrição. A batata-doce, por ter mais amido, proporciona efeitos melhores.

Se o olho roxo estiver instalado, ele vai permanecer assim por até duas semanas, dependendo da constituição orgânica da pessoa acidentada. A condição pode ser minimizada com compressas alternadas de gelo e arnica. Muitas pessoas usam tapa-olho, mas ele tem apenas efeito estético: esconde o olho roxo.

Um olho roxo é bem desagradável e dolorido, mas desaparece mesmo sem nenhum tratamento (as dores não persistem por mais que dois ou três dias). Caso a condição permaneça ou se agrave, é preciso consultar um médico.

Publicidade

Comente