Sempre que alguém está em busca de um novo emprego, bate a preocupação em obter um currículo adequado e, ao decorrer de um processo seletivo fica atento aos testes, dinâmicas de grupo e com a entrevista em si. Mas atualmente é importante saber que além de todas essas preocupações existe mais uma: a imagem virtual. Sendo assim, aqui passaremos algumas orientações de como usar as redes sociais e a internet a favor de sua carreira.

Como usar as redes sociais e a internet a favor de sua carreira?

Cada vez mais as empresas analisam perfis de candidatos a determinadas vagas em redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut. Elas buscam saber como as ideias são destacadas no Facebook e Twitter, se pública artigos interessantes em seu blog pessoal e muitas outras informações.

Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, fala como utilizar uma rede social para buscar um novo emprego. “A ideia é explorar as possibilidades das redes. Você pode pesquisar eventos, conhecer profissionais da área, buscar por oportunidades de estágio. Aproveite para se unir a grupos de sua área, captar contatos. Isso é se posicionar estrategicamente, criando o seu perfil profissional online”.

Algumas pessoas questionam se é importante para todas as profissões ter essa vida virtual. E especialistas afirmam que sim, claro que a importância se é maior aos profissionais da área de comunicação, porém, uma postura adequada cabe a qualquer profissão. E sempre deve pensar que, ter um cadastro em redes sociais é uma forma de se mostrar para ser encontrado com mais facilidade.

Agora vai uma dica, valendo para todos os profissionais. Faça questão de ter um portfólio, e então, cite em seu currículo, assim terá mais chances de mostrar seu trabalho ao selecionador da vaga desejada. E saiba que, manter um perfil saudável em suas redes sociais só lhe trarão bons frutos. Confira um relato de profissional. “Depois que fui contratado fiquei sabendo que meus perfis nas redes sociais e o conteúdo do meu portfólio, que mantinha no blog, foram importantes na seleção”.

Receba mais sobre "Como usar as redes sociais e a internet a favor de sua carreira?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário