Como usar o bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é muito mais útil do que você pensa. Veja as várias formas de utilizá-lo.

Não subestime o poder do bicarbonato de sódio. Apesar de o seu custo ser bem baixo, ele substitui de forma eficiente vários produtos de limpeza mais caros. Aprenda a utilizá-lo e economize muito mais.

Publicidade

Brilho nas panelas

Remova a mancha de queimado das panelas ou assadeiras. Coloque bicarbonato no seu interior, molhe e aguarde duas horas. A mancha sai bem fácil e a panela fica brilhando. Use também nas torneiras, vasilhas de alumínio, inox e vidro.

Ralo entupido

Quando o ralo entope é um transtorno sem tamanho. Mas com o bicarbonato isso é resolvido facilmente. Basta pôr no ralo meia xícara de chá de bicarbonato e depois 1 xícara de chá de vinagre branco ou vermelho. Essa mistura irá produzir uma espuma devido à reação química. Quando esta baixar, enxágue com água quente.

Tapete cheiroso

Por causa da umidade, pouca luz natural e baixa ventilação, o tapete pode adquirir, com o passar do tempo, um odor não muito agradável. Em uma peneira grande deposite o bicarbonato e pulverize. Aguarde 10 minutos e finalize o processo usando o aspirador de pó (evite a vassoura).

Publicidade

Higienizador multiuso

Você sabia que o bicarbonato é um ótimo bactericida? Use-o para lavar tábuas de carne, cascas de frutas e legumes, pias, cestos de lixo e o fogão. As esponjas de cozinha também podem e devem ser higienizadas com o bicarbonato, bem como as escovas de cabelo. O preparo é simples. Misture duas colheres de sopa de bicarbonato e meia colher de sopa de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Após deixe duas horas de molho.

Clareador de tecidos

Quando suas roupas começarem a adquirir aquele tom amarelado e que não saem de jeito nenhum com água, use o bicarbonato da seguinte forma: para cada litro de água, ponha três colheres de sopa do produto e 1 colher de sopa rasa de sal. Ferva as peças por uma hora. Após, enxágue em água corrente e fria e espere secar. Com as lingeries brancas e de nylon proceda diferente. Lave-as normalmente. Em seguida deixe de molho por aproximadamente 10 minutos em 1 litro de água com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Não enxágue e seque na sombra.

Banheiro sem mofo

Quando o mofo atacar as cortinas do boxe e os azulejos do banheiro, use bicarbonato de sódio em uma esponja molhada. O bicarbonato é tão eficiente que substitui perfeitamente os produtos de limpeza mais caros.

Geladeira impecável

Odores ruins não têm vez dentro da geladeira se você colocar um recipiente destampado com bicarbonato de sódio em uma das prateleiras. O bicarbonato possui um efeito absorvente e livra sua geladeira de maus odores por três meses. Após esse período, repita a operação. Sua ação também pode ser bactericida. Para isso passe o bicarbonato em um pano úmido e limpe o interior da geladeira e do freezer.

Ótimas dicas, não?

Publicidade

Comente