Como usar o cartão de visitas

O uso de cartões de visita é muito importante quando se circula por vários meios. É uma maneira de se apresentar, tanto nos relacionamentos pessoais como profissionais. Aqui no Brasil a troca de cartões de visitas não é muito observada.

Publicidade

Você pode usá-lo para várias finalidades como na apresentação para pessoas e empresas, agradecimento de presentes, aceitar algum convite, envio de felicitações, cumprimentos e condolências, na comunicação de mudança de endereço profissional e residencial.

Sempre que você for representar sua empresa em algum lugar, o cartão de visitas é indispensável e pode até causar má impressão se você não tiver um. A desculpa que seu estoque acabou também não cai bem, pois revela falta de organização e desleixo.

Quando você for entregar seu cartão para outra pessoa, segure-o pela parte superior, entre o polegar e o indicador dobrado. Seu nome deve estar bem visível para facilitar a leitura. Quem recebe o cartão deve lê-lo para saber com quem irá tratar. É um sinal de educação. Não há desconforto maior que pôr o cartão no bolso ou largar em cima da mesa e depois perguntar o nome do outro.

Publicidade

No meio profissional os cartões devem ser trocados antes das reuniões de trabalho e dispostos a frente para lembrança dos nomes e posição na empresa. Se em um almoço profissional não houver a oportunidade da troca antes de sentarem à mesa, faça isso no final, depois que todos já tiverem terminado.

Uma observação importante para aquelas pessoas que possuem o nome ou sobrenome de difícil pronúncia. Não deixe o outro tentar adivinhar como se lê. Entregue o cartão, dizendo seu nome e isso evitará algum constrangimento para ambas as partes.

Não leve seus cartões soltos dentro do bolso ou da carteira. Pega mal apresentá-los amassados. Faça uso de porta-cartão. São práticos e cabem em qualquer lugar.
Deve constar no cartão profissional o logotipo e o site da empresa, o nome do executivo, cargo, telefone, fax, e-mail e o CEP.

No meio social, o cartão da mulher deve somente trazer seu nome. A regra de etiqueta é não trocar cartão com homens. Se você conhecer um casal, dê seu cartão para a outra mulher. Profissionalmente isso não se observa. O cartão de visitas masculino deve conter o nome, endereço e telefone. O casal também pode ter um cartão, podendo ele ser duplo ou simples;

Tanto o cartão de visitas profissional ou social deve ser branco ou marfim. Opte por papel opaline, vergê ou linho, letras grise ou manuscritas e pretas;

Não se usa mais colocar os símbolos da profissão no cartão, como por exemplo, a balança dos advogados. Não dobre a ponta do cartão e não coloque o slogan da empresa nele. Recomenda-se não mencionar o telefone celular. Algumas pessoas, quando acham importante, anotam com caneta.

Publicidade

Comente