Como usar óleos essenciais para benefício da sua saúde

Os óleos essenciais podem trazer uma série de benefícios para sua saúde. Conheça um pouco mais sobre eles.

Extraídas de folhas, flores, caules e raízes, os óleos essenciais são substâncias aromáticas indicadas para serem usadas com fins terapêuticos. A diversidade é grande, porém há cinco óleos que você deve ter sempre em casa. Conheça quais são eles e viva com mais qualidade de vida:

Publicidade

Alecrim: indicado para pessoas que sofrem de pressão baixa, principalmente para aqueles casos em que ela cai bruscamente. Nessa situação, a sugestão de especialistas é inalar o alecrim diretamente do frasco. Também é recomendada para quadros de fadiga mental. Coloque 25 gotas do óleo em um aromatizador elétrico ou use em massagens na medida de seis gotas de alecrim em uma colher de sopa de óleo vegetal.

Ylang Ylang: para casos de pressão alta, o óleo essencial de ylang ylang é excelente. Nas emergências inale direto do frasco. Para fins de relaxamento e auxiliar a diminuir a pressão arterial, também é sugerido que se faça um escalda-pés antes de ir dormir. Pingue de 15 a 20 gotas do óleo em até dois litros de água, controlando a temperatura entre morna e quente. Além de ser regulador do fluxo de adrenalina e relaxante do sistema nervoso, o ylang ylang potencializa o crescimento dos cabelos. Experimente pôr seis gotas do óleo em uma colher de xampu e lavar os cabelos.

Lavanda: indicado para que tem insônia e mulheres que padecem de tensão pré-menstrual. A lavanda serve também para aliviar queimaduras, picadas de inseto e alergias. Seu uso é bem prático, podendo ser colocado diretamente sobre a pele, puro. Queimaduras provocadas pelo ferro de passar roupa ou na cozinha, apenas pingue uma gotinha de lavanda na área atingida e o alívio será imediato. Para a TPM e insônia coloque entre 20 a 25 gotas em um aromatizador elétrico. O aroma da lavanda é excelente para relaxar, trazer tranquilidade e tornar seu sono calmo e com qualidade.

Publicidade

Tea tree: use como antisséptico nos casos de cortes e infecções. Pode ser usado puro. Em problemas dermatológicos como fungos na unha e acne, pingue uma gota na área. A cistite também pode ter seus sintomas atenuados com o tea tree. Recomendam-se nesse caso banhos de assento, misturando cinco gotas do óleo em um litro de água. Colocando uma gota do tea tree no absorvente pode trazer resultados positivos.

Hortelã Pimenta: esse óleo combate problemas respiratórios como congestão nasal e pulmonar, muco, sinusite, bronquite e resfriados. Pingue entre 20 a 25 gotas do óleo no aromatizador elétrico e você perceberá que os sintomas serão aliviados. Para a enxaqueca coloque apenas uma ou duas gotas em um lenço de papel e aspire.

Outra dica é pingar nas têmporas duas gotas de óleo de Hortelã Pimenta misturadas a uma colher de café de creme neutro ou de gel aloe vera. Nas dores musculares prepare um escalda-pés ou se preferir, massageie com seis gotas da hortelã pimenta misturada com uma colher de sopa de gel, creme ou óleo vegetal.
Usufrua de tudo aquilo que a natureza coloca a seu dipor.

Publicidade

Comente