Como usar os talheres corretamente

Todas as profissões exigem atenção, responsabilidade e organização do profissional, algumas mais do que outras, pois algumas pessoas estão em cargos de alto nível ou lidam diretamente com quem está e por isso é preciso ter atenção a detalhes que vão além da própria profissão como, por exemplo, a etiqueta. Existe etiqueta para diversos tipos de situação, mas uma das que mais gera dúvidas, seja em um ambiente profissional como um jantar de negócios ou até mesmo na vida pessoal quando se participa de um evento mais formal, é a executada a mesa. E um dos comportamentos executados a mesa que mais gera hesitação é como usar os talheres corretamente.

Publicidade

Lidar com garfos, facas e demais talheres pode parecer algo bem básico, mas saiba que até mesmo gente bem educada já se confundiu na hora de usá-los como manda o figurino. Uma das regras fundamentais é manter a faca na mão direita para cortar os alimentos e o garfo na mão esquerda para trazer os alimentos até a boca. Uma alternativa admissível é usar a faca na mão direita, descansá-lo sobre a borda do prato e mudar o garfo para a mão direita enquanto trouxer os alimentos a boca. Na hora de cortar os alimentos, corte somente o pedaço que for levar até a boca, evite usar a faca para arrastar os alimentos de um lado para o outro do prato ou para colocar mais comida do que cabe no garfo, a faca pode servir como auxiliar para acomodar a comida no garfo, mas deve ser usada com moderação para este fim.

Quando uma mesa é composta formalmente existem diversos talheres dispostos, neste caso para usar os talheres corretamente comece sempre por aqueles que estiverem mais distantes do seu prato. Quando a sopa for servida, lembre-se de pegar a colher sempre de lado, nunca a encha demais e não assopre, deixe que esfrie naturalmente. Derrame o líquido em sua boca.

No momento da sobremesa use garfo e faca somente para consumir as frutas que são servidas com casca, qualquer outro tipo de sobremesa deve ser consumida fazendo-se o uso de colher e garfo, como? Corte um pedaço de bolo, por exemplo, com a colher e leve-o a boca com o garfo de sobremesa.

Publicidade

Outro detalhe fundamental é jamais manusear os talheres enquanto você conversa. Usá-los então para apontar para as coisas ou para as pessoas é pior ainda. Pode parecer difícil, mas não é, basta se dedicar um pouquinho e treinar.

Publicidade

Comente