Como usufruir dos benefícios do azeite de oliva

Além de saboroso, o azeite de oliva faz muito bem para a saúde. Conheça tudo o que ele pode trazer de bom para você.

O azeite de oliva é diferente dos outros óleos. Além de deixar qualquer prato com um gosto muito especial, os benefícios que ele traz para a saúde são inegáveis.

Fonte de vitamina E, A, K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos, ele faz bem para a pele, ossos, olhos, células e para a imunidade do corpo. Confira abaixo as vantagens que o azeite de oliva pode lhe proporcionar:

Publicidade

– O azeite não contém sódio, carboidratos e colesterol. Portanto as pessoas que têm problemas de colesterol elevado podem consumi-lo sem problemas;
– Popularmente ele é utilizado para atenuar dores musculares e ressacas;
– Por não ser absorvido pelos alimentos, o azeite de oliva não torna os pratos mais gordurosos como os demais óleos;
– Pesquisas garantem que o consumo regular de azeite de oliva ajuda a prevenir diabetes e osteoporose;
– Armazenando o azeite em um local sem luminosidade e fresco, ele pode durar dois anos;
– A vitamina E presente no azeite previne contra o câncer e doenças do coração;
– O azeite de oliva é rico em antioxidantes, ou seja, retarda o envelhecimento das células;
– Previne arteriosclerose;
– Órgãos do aparelho digestivo como pâncreas e estômago passam a funcionar melhor, bem como o consumo do azeite traz mais alívio para quem sofre de prisão de ventre;
– É mais digestivo, protege a pele e favorece a absorção de cálcio.

Você pode usar o azeite de oliva natural ou fritando algum alimento. Também nas altas temperaturas ele mantém suas propriedades. A pele é um capítulo à parte. Já foi comprovado que o azeite de oliva conserva a sua beleza, dos cabelos e das unhas. Atualmente, com o avanço da estética, o azeite de oliva tem se mostrado muito eficientes como anti-rugas, hidratante e suavizante para peles muito secas. Os produtos à base de azeite de oliva ajudam a remover as impurezas que se acumulam na pele no dia-a-dia, mantém os cabelos brilhantes e pode ser usado em massagens.

Publicidade

E para as pessoas que querem perder a barriguinha, uma boa notícia: o consumo regular pode ajudar a reduzi-la. A gordura monoinsaturada presente no azeite favorece um menor acúmulo de gordura na região abdominal. Porém, o consumo ideal é duas colheres de sopa diárias ou cinco colheres de chá, que contém aproximadamente 140 calorias.

Sem dúvida nenhuma, o azeite de oliva não pode faltar na sua mesa. Na hora de adquiri-lo, procure um de boa qualidade e deixe seus pratos mais saborosos e saudáveis.

Publicidade

Comente