Como usufruir dos benefícios do chá branco

O chá branco confere muitos benefícios para quem tem o hábito de ingeri-lo. Confira.

O chá branco tem se mostrado um bom auxiliar para quem precisa perder peso. Além disso, ele também traz muitos benefícios para as pessoas que costumam tomá-lo com regularidade. O sabor desse chá é mais suave e mais agradável que o chá verde. Isso se deve pela maneira em que as folhas dessa planta chinesa são colhidas e processadas. Você sabia que sua colheita é feita em apenas dois dias do ano?

Publicidade

O chá branco passa por menos etapas de processamento e as suas propriedades se mantém mais conservadas garantindo seu sabor suave. Também por causa disso são preservados os antioxidantes como os polifenóis, bioflavonóides e catequinas. Contém ainda manganês, ácido fólico, potássio e vitaminas C, K, B1 e B2.

E justamente devido aos antioxidantes que o chá branco faz tanto sucesso. Essas substâncias têm o poder de adiar o processo de envelhecimento pela sua eficácia em combater os radicais livres. E não para por aí. A ingestão de chá branco diminui os índices de colesterol, protegendo o coração. Previne o câncer, as cáries, age nas inflamações, é antigripal e favorece o sistema imunológico.

O chá branco também é um excelente auxiliar para perder peso. Seus efeitos termogênicos elevam a temperatura do organismo, o metabolismo acelera e consequentemente o peso diminui. E quando ingerido em grandes quantidades a pessoa urina mais, melhorando o quadro de quem sofre com retenção de líquidos. O que fica de alerta é que somente o chá branco não vai ajudar você a emagrecer. Aliado a ele, é essencial que se adotem novos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos. Milagres não existem na hora de perder peso. Somente um conjunto de fatores e muita disciplina farão com que você chegue ao corpo ideal.

Publicidade

Porém, mesmo com todos esses benefícios, beber demais pode ser prejudicial, principalmente para as pessoas que têm insônia. A cafeína presente em suas propriedades pode alterar o sono. Portanto, é aconselhado não tomar o chá perto do horário de dormir. O mesmo vale para o chá verde e preto. Ingerir o chá junto com as refeições também não é aconselhável pela combinação da cafeína com o ferro e vitamina C, dificultando a absorção dos nutrientes dos alimentos.

E muito importante: o chá branco não é substituto de outros líquidos como água, sucos naturais e água de coco. O chá branco faz muito bem para a saúde, mas não o ingira em demasia, preterindo os demais. Na hora da compra opte pelas folhas desidratadas aos saquinhos industrializados, pois o sabor se mantém mais natural.

Publicidade

Comente