Como viajar de moto

Está pensando em viajar de moto? Saiba que o cuidado tem que ser redobrado. Veja algumas dicas de como viajar de moto e tenha uma viagem tranquila e divertida para ser lembrada para sempre.

Tem coisa melhor que viajar depois de um ano difícil? É trabalho, família, correria, trânsito, problemas…ainda bem que tem as férias para poder curtir e relaxar! Pra quem vai viajar pra perto ou pra longe, é hora de arrumar tudo para ter uma viagem tranquila e bem planejada, sem enfrentar contratempos. E se sua viagem vai ser sobre duas rodas motorizadas, todo cuidado é pouco.

Publicidade

Viajar de moto é uma beleza! O vento no rosto, a beleza da paisagem, a liberdade, mas o cuidado tem que ser maior já que a moto é mais vulnerável do que os carros. Veja neste artigo, algumas dicas de como viajar de moto com segurança e poder curtir suas férias com alegria e a garantia de ir e vir sem problemas.

Planeje bem sua viagem

Viajar não é algo tão simples como entrar de férias, encher uma mochila de roupas e besteira e subir na moto sem destino. É preciso planejar! Dê uma olhada no mapa, definindo os melhores locais por onde passar, fazendo uma rota com menos congestionamentos, buracos e lugares sem posto de combustível por perto ou hotel e alimentação.

Outro ponto é observar o clima no dia da viagem, principalmente se a viagem será um pouco extensa. Se for chover um dia todo, será melhor sair um dia antes ou depois. Definir a rota e as condições do clima, são importantes para evitar problemas no caminho.

Publicidade

Manutenção da moto

Ok, você planejou direitinho por onde vai passar até chegar em seu destino, viu que vai fazer um sol de rachar todos os dias mas saiu om a moto e na primeira curva ela derrapou porque os pneus estavam carecas…complicado!

Nunca em hipótese alguma, faça qualquer viagem de moto sem antes dar uma olhada em toda moto. Pneus, motor, algum vazamento, alinhamento, retrovisores, tudo isso são cuidados que você precisa obrigatoriamente ter para garantir pra você e para as outras pessoas, uma viagem segura e tranquila.

Malas

A recomendação do Detran e outros órgãos competentes que gerem o tráfego de carros e motos no Brasil, é que no caso das motos, as viagens sejam curtas e a bagagem seja o menos e mais leve possível. O preferível é que você tenha um local próprio para acondicionar sua bagagem, assim como uma mochila que possa estar presa as costas porém, que não esteja pesada.

Outra dica é que mesmo que seus pertences estejam acondicionados em um bagageiro próprio para motos, é importante que você coloque seus documentos, roupas entre outros objetos dentro de sacos plásticos para evitar a infiltração de água, caso pegue uma chuvinha.

Concentração e sono em dia

Se você está pensando em viajar de São Paulo até Curitiba no Paraná depois de sair do trabalho, tudo pra não perder um único minuto das suas férias, cuidado porque você pode perder mais do que isso. Viaje sempre descansado, sem dores no corpo, com a visão e todos os outros sentidos aguçados e sem consumir bebida alcoólica. Com o sono em dia e a concentração total, você terá uma viagem mais tranquila, segura e divertida.

Publicidade

Comente