Como votar

Veja os detalhes de como votar nas eleições.

Este artigo irá ensinar como votar. Ensinará como retirar o título de eleitor, como conhecer a sua zona eleitoral, e quais as obrigações e direitos do cidadão em relação ao voto.

Agora saiba algumas informações básicas referente ao processo eleitoral brasileiro.

Publicidade

Todo brasileiro é obrigado a votar?

Sim, o voto só é facultativo as pessoas que são consideradas analfabetas ou maiores de 70 anos e menores de 18 anos. Para os demais brasileiros o voto é obrigatório.

Como se faz para retirar o título de eleitor?

É muito simples, basta comparecer as unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, munido da documentação exigida. O site do TSE: www.tse.jus.br oferece um espaço para preenchimento de dados que agilizará a retirado do título de eleitor, sendo que após o preenchimento é necessário comparecer a unidade eleitoral.

Publicidade

E o que significa zona eleitoral?

É o espaço destinado à votação, no seu título de eleitor será descrito a numeração da sua zona eleitoral e sua seção, e isso significa que no dia da votação você deverá procurar a zona eleitoral que esteja no seu título, à seção é a sala onde você irá votar.

E no dia da votação como votar?

A cada dois anos o brasileiro é obrigado a comparecer as urnas. Na eleição deste ano, foram eleitos prefeitos e vereadores. Na eleição de 2014 serão eleitos: deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e o presidente da república.

Lembre-se que você deverá comparecer a sua zona eleitoral portando um documento com foto. Ex: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de habilitação.

O título de eleitor não é obrigatório apresentar, ao menos se você não souber a sua zona e sua seção, aí é importante levar consigo este documento.

Apresente-se ao mesário e entregue o seu documento pessoal, ele irá te autorizar para votar numa urna eletrônica disponível.

Agora veja passo a passo como votar corretamente:

Digite o número do candidato na urna eletrônica.

Confira a foto do seu candidato e o número e se estiver correto, aperte a tecla verde “confirma”.

Se errar na digitação dos números, aperte a tecla amarela “corrige” e os campos destinados ao preenchimento de números serão apagados. Aí é só digitar de novo.
Se preferir votar apenas na legenda de um partido, basta digitar apenas dois números e apertar a tecla verde “confirma”.

O tempo estimado que um leitor leva para votar é de apenas 30 segundos.

Viu como é fácil exercer o seu direito de cidadão. O ato de votar é capaz de mudar um país, um estado ou um município, pois candidatos bem intencionados e com vontade de trabalhar são capazes de trazer várias melhorias na nossa vida e na sociedade. Então análise com consciência todos os candidatos disponíveis, procure conhecer o seu histórico pessoal e profissional e suas propostas de governo. Veja se as propostas têm cabimento ou se não são promessas enganosas. Vote com consciência.

Publicidade

Comente